Acupuntura
Terapeuta: Dr.ª Margarida Silva
A acupunctura assenta no princípio básico da dualidade Yin e Yang, que defende que estas duas energias têm que circular livremente e em harmonia pelo organismo, não devendo nenhuma delas ser preponderante mas sim estarem em equilibrio.
O equilíbrio Yin e Yang permite a livre circulação do Qi (energia vital) proporcionando assim um bem-estar físico e mental do indivíduo.
A acupunctura permite reconquistar esse equilíbrio, repondo o Yin e/ou o Yang consoante a necessidade específica de cada paciente, através da inserção indolor de finas agulhas (ou da utilização de laser) em pontos específicos do corpo.
Geralmente, o que o paciente pode sentir é uma ligeira sensação, que varia de pessoa para pessoa e que por vezes está associada à sensibilidade de cada um e ao efeito que a agulha vai ter no próprio tratamento. No entanto, para quem tem fobia às agulhas, poderá ter como alternativa a acupunctura por laser.
Por vezes são associadas à acupunctura outras técnicas tais como a Fitoterapia, a Moxibustão (uso de um charuto de planta medicinal para aquecer pontos acupunctura), as ventosas (espécie de pequenos copos com efeito de sucção aplicados nas áreas pretendidas) entre outras.
Pode-se recorrer a esta técnica com resultados excelentes em situações tais como:
-
celulite, obesidade, falta de apetite, insónia
-
ciática, dores generalizadas (coluna, joelhos, ombros, etc.)
-
depressão, neurastenia, stress, esgotamento, ansiedade, irritabilidade, fobias
-
problemas da menopausa, hipertensão, diabetes
-
fadiga mental e física, cefaleias(dores de cabeça) , alopécia
-
asma brônquica, sinusite, rinite
-
enurese infantil,problemas de concentração e memória
-
alcoolismo, tabagismo, entre outras.
A acupunctura é, sem dúvida, um recurso inestimável no tratamento de inúmeras patologias agudas e crónicas em qualquer idade.